While my guitar gently weeps.




A letra não é nada de mais. E não digo isso no sentido de que o que importa numa música não é a letra mas sim a música, ou o conluio entre ambas. Sim, tudo isso. Mas aqui eu digo pois o que se vê neste caso é que a guitarra falar. Ela se expressa. E se expressa com maior força que a própria letra da música, o que não é alcançado só pelo fato de que ela possui como que um poder maior nas mãos habilidosas de Harrison, mas também pelo fato de que a estrutura musical permite que ela chegue lá. Lá, isso de se elevar aquele dito já batido sobre a linguagem da música a um nível diferente, a um nível onde simplesmente entendemos algo graças ao tom monótono e certa maneira desiludido da letra com o lamento, o grito tão alto que a guitarra representa. Como se o que tivesse sido feito fosse a concretização do que Wallace Stevens nos diz em The man with the blue guitar: "(...) Things as they are / Are changed upon the blue guitar." A blue guitar de Harrison modifica tudo ao redor.

Minha tradução, como de praxe, tenta manter a rima e, até onde me foi possível, um ritmo paralelo, um ritmo cabível ao original. Pois neste caso em específico, vale dizer, Beatles, deixo-me sob a tutela daquele Drummond que também se encantou e tentou traduzir com um mínimo de decência poética a banda: veja-se, acerca disso, aqui e aqui, e aqui também.

§

ENQUANTO MINHA GUITARRA
SUAVEMENTE CHORA.

Olho pra vocês todos
E o amor que aí dorme
Enquanto minha guitarra
Suavemente chora

Olho pro solo
E essa sujeira enorme
E ainda minha guitarra
Suavemente chora

Não sei porque ninguém te contou
Como desdobrar o amor
Não sei como alguém te controlou
E te vendeu e te comprou

Olho pro mundo
E sei que o mundo muda
Enquanto minha guitarra
Suavemente chora

Com todo erro
Todo erro que nos ajuda
Ainda minha guitarra
Suavemente chora

Não sei como você se divertiu
Pois você também se perverteu
Não como você se inverteu
Pois ninguém te advertiu

Olho pra vocês todos
E o amor que aí dorme
Enquanto minha guitarra
Suavemente chora

Olho pra vocês todos
Ainda minha guitarra
Suavemente chora.

*

WHILE MY GUITAR GENTLY WEEPS.

I look at you all
See the love there that's sleeping
While my guitar gently weeps

I look at the floor
And I see it needs sweeping
Still my guitar gently weeps

I don't know why nobody told you
How to unfold your love
I don't know how someone controlled you
They bought and sold you

I look at the world
And I notice it's turning
While my guitar gently weeps

With every mistake
We must surely be learning
Still my guitar gently weeps

I don't know how you were diverted
You were perverted too
I don't know how you were inverted
No one alerted you

I look at you all
See the love there that's sleeping
While my guitar gently weeps

I look at you all
Still my guitar gently weeps

*

Comentários

  1. Caralho, li ouvindo a música. Quase escorreu uma lágrima. Sério. O álbum branco é muito lindo, cara.

    A tradução tá que tá. <3

    Não sabia das de Drummond, to lendo e quase chorando aqui.

    ResponderExcluir

Postar um comentário